sábado, 6 de junho de 2009

No man is an island



“No man is an island, entire of itself; every man is a piece of the continent, a part of the main. If a clod be washed away by the sea, Europe is the less, as well as if promontory were, as well as if a manor of thy friend’s or of thine own were. Any man’s death diminishes me, because I am involved in mankind; and therefore never send to know for whom the bell tolls; it tolls for thee”.
~~//~~
“Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo; cada homem é parte do continente, parte do todo; se um seixo for levado pelo mar, a Europa fica menor, como se fosse um promontório, assim como se fosse uma parte de seus amigos ou mesmo sua; a morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da humanidade; e por isso, nunca procure saber por quem os sinos dobram, eles dobram por ti”.
(John Donne - poeta inglês do século XVI)
Os versos de John Donne é uma das mais belas manifestações do sentido da “coletividade humana”, Ao fazer parte de uma sociedade, o ser humano deve está ciente dessa coletividade, já que a própria palavra sociedade, vem do latim societas, que significa algo como “associação amistosa”, ou seja, é preciso ter bom senso e saber que assim como todo cidadão têm direitos, também tem deveres, e às vezes é preciso recuar um pouco e “dar o braço a torcer” para o bem do coletivo.
"Sua liberdade termina onde começa a liberdade de seu próximo".
O Ser humano apesar de insistir no individualismo, é um "ser tribal", e para viver em uma tribo é preciso ser "humano", saber dividir, saber entender, saber respeitar, saber contribuir, saber receber, saber doar, saber pedir perdão, saber perdoar, saber receber o amo e acima de tudo saber amar... É preciso quebrar a barreira do individualismo e aprender viver em harmonia com o próximo.
(Carlos Rocha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário