terça-feira, 10 de novembro de 2009

Berlim




Quando o mal nos cega e um se torna dois... Dividimos nossas vidas... Nossos mundos... Nossos sonhos... E divididos ficamos em partes desiguais... Então perdemos a fé, a esperança e nada nos resta mais...

Erguemos as muralhas do ódio e de ódio nos erguemos. Divididos entre a cobiça e a miséria, feito animais raivosos, selvagens e irracionais, bichos humanos, que “humanos” já não são mais.

Então na escuridão de nosso ser, no silêncio de nossas almas, podemos sentir a dor que dilacera o nosso coração e entristece nosso viver. E divididos gritamos... E nos debatemos, enlouquecidos, alucinados, em busca de um novo amanhecer.

Mas quando homem se une... E transforma o ódio em amor... Dois se torna um... E podemos enfim derrubar as muralhas do horror. E eis que ouviremos gritos e veremos lagrimas, mas já não haverá mais dor... Porque caiu... Caiu... Caiu a muralha do horror...

"Na madrugada do dia 13 de agosto de 1961, Berlim era dividida ao meio por um muro de 4m de altura. E durante 28 anos a estupidez humana se fez notar em forma de concreto, em forma de um muro... “O Muro de Berlim!... Até que em 09 de novembro de 1989 por volta das 22h, uma multidão marchou pelas ruas de Berlim em direção ao muro que foi posto ao chão e uniu mais uma vez o povo daquele país.”

(Carlos Rocha)

2 comentários:

  1. Muito bom seu texto, pena que podemos observar atualmente muitos muros "imaginários" e talvez mais odiosos e opressores do que o Muro de Berlin simbolizou concretamente.

    ResponderExcluir