A grande verdade é que a cada dia que passa, eu perco mais a fé na humanidade... Os cachorros são sem duvidas mais humanos do que qualquer ser humano... Com certeza podemos chamar esses simples animais de anjos, nossos anjos... Diferente do ser humano, os cachorros não têm maldade. Eles não nos traem, não nos maltratam, não nos julgam, não nos cobram e jamais nos abandonam... Os cachorros sim sabem o verdadeiro significado da AMIZADE, do AMOR, e do PERDÃO. Por mais que a gente os maltratem e os machuquem, Por mais que a gente se zangue com eles e muitas vezes descontemos nossas raivas sobre eles... Eles estão sempre lá, prontos a nos receber, prontos a nos perdoar, pronto a nos ajudar... Com aquele olhar encantador e um sorriso “babento”... O rabo balançando em perfeita sincronia com seus latidos de alegria... Em sua euforia, pulam sobre nós como que quisessem nos abraçar e expressar assim todo seu amor... Muitas vezes, preocupados com nossas roupas caras e/ou simplesmente com nossa ignorância humana, nesses momentos, perdemos a paciência e brigamos e até batemos neles, é quando eles se afastam e fazem aquela carinha triste que nos faz perceber a nossa falta de bom senso.
E ainda assim, muitas pessoas não percebem o seu valor. Os maltratam e os abandonam... Como se fosse sapatos velhos, simplesmente se livram deles quando se cansam deles ou quando eles “supostamente” se tornam um problema. As pessoas se julgam tão racionais, mas somos a única espécie na face da terra que destruímos nós mesmos e nosso planeta. E nossos mais fiéis amigos e companheiros, para muitos, não passam de animais irracionais, estúpidos e sem sentimentos. Eu não consigo entender onde está a lógica de tudo isso... . Você se livraria de seu melhor amigo? Você se livraria de seu irmão, ou irmã? De seu filho, ou filha? Difícil, não é mesmo? E agora fica a pergunta: Quem são os animais irracionais afinal? Mas é Claro, já ia me esquecendo, não temos tempo, falta espaço, não temos paciência... Mas temos muitas desculpas!
Sim, estou perdendo a fé no ser humano... Eu simplesmente não consigo mais acreditar que seremos diferentes um dia... Eu gostaria, mas eu não consigo mais... Não mais! E eu só queria poder agora, fugir para algum lugar de meus sonhos onde as pessoas fossem tão humanas quanto os cachorros.
(Carlos Rocha)