quarta-feira, 1 de julho de 2009

Sabe aqueles dias?


Sabe aqueles dias em que a gente acorda pensando na vida? Aqueles dias que sentimos um vazio imenso em nossa alma e que, por mais que estejamos cercados de pessoas, sentimo-nos sozinhos, como um grão de areia na imensidão do Universo?! Nesses momentos, nossa vida costuma passar como um filme em nossa mente, começamos então a fazer um balanço de nossos atos no passado e parece que voltamos literalmente no tempo para vivermos cada momento mais uma vez.

Nesse instante lembro-me de alguns momentos de minha vida, alguns momentos da minha infância, quando costumava a ficar sentado na "varanda" de casa a observar nuvens que se transformavam em coelhos, dragões, ursos, carros, aviões, e tudo mais que minha imaginação me permitisse criar.

Agora lembro de uma noite fria em uma ponte sobre uma lagoa, onde eu e alguns amigos conversamos animadamente enquanto alguém do grupo toca uma música no violão.

Lembro-me de quando era criança e fazia planos secretos para salvar o mundo.

Em outros momentos sonhava em ser um mágico, um pintor, um astronauta, ou apenas um andarilho sem destino, que conheceria todos o lugares do mundo.

E lembro do primeiro beijo, um tanto quanto desajeitado; e a primeira namorada, a ultima namorada.

Lembro-me dos mil e um planos que fiz no decorrer de minha vida, planos quais a maioria se perderam no tempo.

Assim como eu, tenho certeza de que muitos são os que já passaram por tudo isso. Mas a sociedade "moderna, Preconceituosa e de capitalismo selvagem " nos impõe que sonhos são bobagens, que não somos capazes de mudar o mundo e que, o que importa, não é quem você é,mas o que você possui. Temos nos tornado pessoas apáticas e consumistas. E há muito temos deixado de sonhar, passamos a dar um valor absurdo as coisas exteriores e o preconceito tem tornado marca registrada da sociedade em que vivemos. Deixamos de olhar para o céu, de observar nuvens, de usar nossa imaginação, deixamos de compartilhar bons momentos com nossos amigos, deixamos de nos apaixonar, de sonhar e de acreditar, acreditar que somos capazes de mudar o mundo, deixamos de viver, agora apenas existimos, apenas passamos pela vida.

É incrível, quando paramos para pensar, descobrimos em nossos momentos de reflexões que, éramos muito mais felizes quando não nos preocupávamos com dinheiro e com os padrões e estereótipos imposto pela sociedade. Descobrimos que não importa o que você tenha se você não tiver com quem compartilhar, descobrimos que a felicidade é um estado de espírito e que não pode ser comprada, descobrimos que passaremos por momentos difíceis na vida, mas será mais fácil supera-los se tivermos bons amigos ao nosso lado do que se tivermos dinheiro em nossos bolsos, e descobrimos que o que realmente importa, não é o caminho, mas sim a caminhada.

Precisamos voltar a contemplar as nuvens. Precisamos voltar a fazer planos secretos para salvar o mundo. Precisamos voltar a acreditar nas coisas simples da vida. Precisamos voltar a sonhar!

.Sabe aqueles dias em que a gente acorda pensando na vida? Aqueles dias que sentimos um vazio imenso em nossa alma e que, por mais que estejamos cercados de pessoas, sentimo-nos sozinhos, como um grão de areia na imensidão do Universo?! Sabe aqueles dias? É o nosso coração! É o nosso coração tentando nos dizer:

" Olhe para o céu!"
"Veja as nuvens!"
"Faça planos!"
"Sonhe!"
"Acredite!"
"E acima de tudo VIVA!"
(Carlos Rocha)

Um comentário:

  1. Se não há lembranças nem sonhos, não há essência de ser, essência do ser!
    Somos todos memórias, céu, nuvens, sonhos, crença, vida...

    Lembranças e memórias me trazem a sua casa. =)

    ResponderExcluir