domingo, 21 de fevereiro de 2010

Porque sofremos tanto afinal?



Dizem que a vida é a maior dádiva de Deus, então eu fico a me perguntar: “Porque não podemos simplesmente ser felizes?”.

O tempo passa tão rápido e junto com ele arrasta nossas vidas, nos deixando apenas a saudade de uma vida mal vivida, uma vida sofrida, cheia de encontros e desencontros, uma verdadeira peregrinação por caminhos desconhecidos e quase sempre cheios de pedras e espinhos. E como se não bastasse, numa tarde ensolarada de domingo vem o tempo e nos diz que já não há mais tempo.

“Porque não podemos simplesmente ser felizes?”, eu me pergunto mais uma vez. Uma pergunta que permanecerá, para mim, eternamente sem resposta, pois não posso simplesmente aceitar sugestões filosóficas ou religiosas que quase sempre nos leva a um estado pleno de aceitação. Uma monotonia mental que nos aquieta o coração. Sim, porque é sempre mais fácil a aceitação, mesmo que de algo ilusório e tantas vezes irreal, do que permanecer na amargura da duvida.

Dizem que a vida não é para se entender, mas para se viver. De certa forma eu concordo com esse ponto de vista filosófico, porque assim como o amor, a vida deve ser sentida, deve ser vivida, sem explicações, sem medo e com maior intensidade possível. Mas como podemos, nós, não questionar afinal? Como aceitar o fato de que alguns simplesmente passarão pela vida, sem se quer saber o real significado da palavra “felicidade”? Como não questionar o fato de que tantos levam uma vida miserável nesse mundo se a vida é uma “dádiva divina”? Seriamos, nós, os grandes vilões dessa história? Mas que culpa temos? Somos nós, Deuses? Deveríamos, com a mesma facilidade que temos para respirar, evitar todos os pecados da carne? Ou simplesmente aceitar o fato de que somos imperfeitos e que, talvez, isso seja suficiente para que soframos tanto?

Enquanto o tempo se arrasta por entre a vida e nos arrasta junto com ele, cassamos desculpas, quase sempre sem fundamentos, para justificar nosso sofrimento e o sofrimento de outros tantos como nós. Quem nunca sofreu afinal? Se pararmos para analisar a história do ser humano, podemos chegar à conclusão de que não há e nunca houve em todos os tempos, uma alma que não tenha experimentado o amargo sabor do “sofrimento” e da “infelicidade”. O ser humano vem sofrendo desde o principio dos tempos e esse fato será encontrado tanto em livros históricos quanto nas escrituras sagradas.

Eu fico a pensar se somos tão ruins assim? Imagem e perfeição do criador e mesmo assim não somos dignos de “simplesmente ser felizes”. Em guerra com a vida, em guerra com o tempo, em guerra com a morte... Sempre em guerra com a felicidade!

Sei que amanhã muitos serão os religiosos frenéticos a criticarem esse texto, mas não o escrevo como uma afronta a Deus e sim como um desabafo a vida. Somos humanos afinal, não que isso signifique (ao menos para mim não significa) que errar é humano. Acho que isso é mais um clichê para hipócritas. Mas ainda sim, somos apenas humanos, criaturas frágeis diante da vida e da magnitude divina. E sendo assim não posso simplesmente me calar e aceitar o sofrimento, mesmo que causado por nós mesmos. Não posso aceitar que tudo que passamos seja simplesmente uma lição, um aprendizado, uma experiência espiritual. Não posso me calar diante da vida sem ao menos perguntar: “Porque sofremos tanto afinal?”.

(Carlos Rocha)

2 comentários:

  1. Sinto muito por não ter a resposta. Confesso que as vezes esse questionamento me apovora e percebo que queremos demais da vida, e nos acomodamos com nossos desejos e ambições fracas. Não devemos mesmo nos calar, talvez este não seja o caminho da felicidade, mas o que é felicidade, não é mesmo? Existe alguem realmente feliz?! Talvez não...

    ResponderExcluir
  2. Exatamente Bárbara, "O que é felicidade?"
    É muito complicado se aprofundar nesse assunto,principalmente sem tocar em questões religiosas, mas como já disse no texto:

    "não há e nunca houve em todos os tempos, uma alma que não tenha experimentado o amargo sabor do 'sofrimento' e da 'infelicidade'. O ser humano vem sofrendo desde o principio dos tempos e esse fato será encontrado tanto em livros históricos quanto nas escrituras sagradas."

    Isso é fato!E volto a fazer a mesma pergunta: "Porque sofremos tanto?"

    ResponderExcluir